" TRANSTORNO BIPOLAR " COM A PSICÓLOGA MONALYZA MACIEL

Graduada em psicologia pela Unifavip, a psicóloga Monalyza Maciel (CRP 02/12878) atua na área clínica com psicoterapia individuais e grupais.

O transtorno bipolar é uma condição psiquiátrica grave, caracterizada por oscilações de humor relativamente frequentes e de dificil controle, podendo apresentar alguns sintomas, como episódios maníacos ou depressivos. 

Sua maior incidência está relacionada ao fator genético.

O que as pessoas precisam saber sobre o transtorno bipolar?

Que não se trata apenas de "um dia acordar de bom humor e no outro de mal humor". A pessoa com transtorno bipolar apresenta mudanças extremas relacionadas ao seu humor, seja com baixa auto- estima ou com a auto-estima elevada, sendo consideradas fortes e por logos períodos. 

O transtorno bipolar está classificado em dois tipos: transtorno bipolar tipo I, considerado o mais grave por apresentar episódios maníacos e depressivos, muito intensos, com duração mínima de quinze dias; transtorno bipolar tipo II, que tem os mesmos sintomas do tipo I, porém, com uma duração menor, ou seja, há uma instabilidade de humor, variando progressivamente.

Um episódio maníaco se trata de uma alteração muito elevada, a pessoa está com muita energia, sendo muito impulsiva ou até mesmo agressiva, enquanto o episódio depressivo é totalmente o contrário, a pessoa se sente como se não tivesse energia alguma, não tem vontade de sair de casa, chora com frequência e prefere o isolamento.

A boa notícia é que existe sim tratamento para as pessoas com transtorno bipolar e transtorno de humor. Apesar de ser uma doença crônica, é possível ter uma vida estável, com acompanhamentos psicológicos e psiquiátricos e, claro, o apoio da família, fazendo toda a diferença no desenvolvimento para melhora significativa do paciente.

Por se tratar de mudanças bruscas de humor, é muito importante a compressão dos familiares para saber lidar com essas oscilações e estar junto ao longo do processo.

Do:Blog São Domingos Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário