PSICÓLOGA MONALYZA MACIEL FALA MAIS SOBRE O SETEMBRO AMARELO E A IMPORTÂNCIA DA BUSCA PROFISSIONAL

Graduada em psicologia pela Unifavip, a psicóloga Monalyza Maciel (CRP 02/12878) atua na área clínica com psicoterapia individuais e grupais.

Ainda sobre o setembro amarelo, vamos falar da importância de buscar ajuda profissional! Reconhecer que precisa de ajuda é o primeiro passo, como falado na postagem anterior.

A prevalência de ideação suicida ainda é alta e está associada a diversos fatores como depressão, uso de álcool e drogas, violência física ou psicológica, transtornos mentais, entre outros, de modo que a pessoa com ideação suicida não consegue elaborar suas angustias e vê na morte uma alternativa de cessar seu sofrimento, ato esse não esperado pelos familiares e sociedade, muito menos compreendido.

A ideação suicida diz respeito à pensamentos de autolesão e autodestruição que englobam desejos, atitudes ou até o ato em si de tirar a própria a vida. Por esse motivo, a psicologia se coloca à disposição da sociedade para ajudar o sujeito a compreender e enfrentar essas dificuldades, dando-lhes oportunidade de refletir sobre os aspectos da vida diante de seus conflitos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria dos casos de suicídio ocorre entre jovens de 14 e 29 anos, sendo considerado uma tragédia que afeta os familiares, a comunidade e toda sociedade e tem efeitos muitos duradouros sobre os familiares, justamente pela falta de compreensão do que tenha levado a pessoa a cometer o ato contra a própria vida.

Trata-se de um grave problema de saúde pública, pois falta investimento na conscientização e amparo às pessoas que apresentam evidências suicidas, podendo ser evitados a partir da identificação precoce, busca por ajuda ou até mesmo grupos de apoio. Ainda é um tabu falar abertamente sobe suicídio, mas é necessário, desde os tempos remotos até a atualidade, prevenindo e evitando outros casos.

Do:Blog São Domingos Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário