PSICÓLOGA MONALYZA MACIEL FALA SOBRE RELACIONAMENTO ABUSIVO

Graduada em psicologia pela Unifavip, a psicóloga Monalyza Maciel (CRP 02/21878) atua na área clínica com psicoterapia individuais e grupais.

Na pauta de hoje, vamos falar sobre relacionamento abusivo.

Você sabe o que é?

Muitas pessoas não se dão conta de que estão vivendo essa situação, que tende a se agravar com o passar do tempo.Aqui não falo somente de relações afetivas, existem também relacionamentos abusivos no grupo de amigos, então, devemos estar atentos. A maior incidência é nos relacionamentos amorosos que, muitas vezes, acaba resultando o feminicidio.

Mas, afinal, o que é um relacionamento abusivo?

É todo aquele relacionamento que não faz você se sentir bem, recorrente de humilhações, piadas a respeito do seu jeito de ser, forma de se vestir, em relação ao seu corpo, entre outros; em alguns casos, também, há violência física.

Quando você se sente constrangida ou não se sente à vontade estando com aquela pessoa, é sinal de que essa relação não é saudável para você e quando se trata de relacionamento conjugal, a pessoa faz você se sentir culpada pelas coisas que acontece, causando em você um sentimento de desvalorização, culpa e inferioridade.

Outro sinal muito evidente é o de intimidar as mulheres, justamente para que elas permaneçam nesses relacionamentos, tornando-as dependentes emocionalmente. Se a amizade ou relacionamento amoroso faz baixar sua Autoestima, cuidado!

Isso é algo para chamar sua atenção e é extremamente importante reconhecer que está vivenciando esse tipo de constrangimento na relação, para saber se defender e até sair desse relacionamento.

O relacionamento deve ser saudável para ambas as partes, as relações devem ser prazerosas, caso contrário, não se trata de um bom relacionamento quando existem as chantagens emocionais.

Do:Blog São Domingos Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário