QUANDO DEVO PROCURAR AJUDA DO PSICÓLOGO?


Graduada em psicologia pela Unifavip, a psicóloga Monalyza Maciel (CRP 02/21878) atua na área clínica com psicoterapia individuais e grupais.

Muita gente ainda tem dúvidas de quando buscar ajuda profissional, como também alguns receios, como achar que ¨psicólogo é coisa de louco¨, porém, a busca por ajuda profissional se dá em diversas situações, tais como: sintomas de ansiedade, estresses, depressão, fobias, conflitos internos ou externos, momentos de perda, dificuldades em relacionamentos familiares ou conjugais, vícios, orientação profissional e de carreira, entre outros. Essas são algumas situações que pode ser consideradas relevantes para procurar a terapia.

Em primeiro lugar, é muito importante reconhecer que precisa de ajuda e não ter vergonha em buscar por ela, pois os sintoma, quando não tratados, podem se agravar, piorando o quadro e dificultado o tratamento. Existem fases em nossa vida que não sabemos lidar com as situações, causando desgaste físico e emocional muito grande e se, nesse momento, você perceber que não consegue se reerguer sozinho, é o momento de buscar a psicoterapia.

Desse modo, fica claro que existem infinitas situações em que se deve buscar ajuda de um psicólogo e não há um momento ideal para fazer isso. O processo de terapia também leva ao autoconhecimento, permitido que a pessoa tome consciência das situações vividas, ajudando a trabalhar diversas questões, como reconhecer que estamos vulneráveis e sujeitos a ter dificuldades em lidar com nossas emoções.

Na próxima pauta falarei como funciona o processo de terapia, aguardo vocês!

Do:Blog São Domingos Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário