PSICÓLOGA MONALYZA MACIEL FALA SOBRE O ''LUTO''

Graduada em psicologia pela Unifavip, a psicóloga Monalyza Maciel (CRP 02/21878) atua na área clínica com psicoterapia individuais e grupais.

Na pauta de hoje, vamos falar sobre o luto, processo esse o qual todas as pessoas vivenciam ou já vivenciaram ao perder um ente querido , não existindo uma receita padrão para lidar com o luto, pois os sentimentos que emergem frente a uma perda estão relacionados a dor e vazio, diante de tantos sentimentos ali envolvidos. Cada pessoa tem uma forma muito singular de lidar com esses sentimentos e de tentar amenizar o sofrimento. 

Vale ressaltar que todo processo de luto tem suas fases e é preciso vivenciar todas elas para elaborar e ressignificar a perda. Essas fases são: negação, raiva, barganha ou negociação, depressão e aceitação, entretanto, o enlutado não passa pelas fases sequencialmente, podem haver oscilações entre elas. Lembrando que o luto não está somente relacionado a morte de um ente ou amigo, podendo ser compreendida também dentro de um processo diagnóstico, por exemplo, doenças mais severas, como o câncer. Nesses casos, é importante acolher a pessoa para ajudá-la a compreender melhor todo processo que necessitará passar, desde a negação até aceitação e recuperação final do tratamento, principalmente em casos que será preciso fazer a retirada de algum órgão comprometido pelo doença. O luto requer mudanças na rotina, a pessoa precisará aprender a lidar com a falta, mas, também, é o momento de descobrir potenciais que jamais imaginávamos ter.

 A elaboração do luto não significa dizer que você esqueceu a pessoa que se foi, mas dar novos significados à vida que continua, porém, em alguns casos, onde a pessoa apresenta uma dificuldade maior em passar por esse processo sozinha, se faz necessário buscar ajuda profissional. 

O profissional de psicologia pode oferecer o suporte necessário para ajudar a passar e a ressignificar suas dores frente ao luto, como também é fundamental no apoio aos familiares.

Do:Blog São Domingos Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário