''TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE'' COM A PSICÓLOGA MONALYZA MACIEL

Graduada em psicologia pela Unifavip, a psicóloga Monalyza Maciel (CRP 02/21878) atua na área clínica com psicoterapia individuais e grupais.


Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, mais conhecido como TDHA, é caracterizado por níveis prejudiciais em relação à desorganização e/ou desatenção hiperativa-impulsividade, dificultando no aprendizado devido sua inquietação. Esse tipo de transtorno é percebido na maioria das vezes por professores, por seu aluno não apresentar um bom rendimento escolar e ser muito agitado em sala de aula, o famoso “não para quieto”.

Crianças com quadro de TDAH, além das dificuldades no aprendizado, podem apresentar também dificuldades nos relacionamentos sociais, tendo como consequência efeitos negativos por não conseguir acompanhar os coleguinhas em sala de aula, podendo ocasionar baixa autoestima na criança ou adolescente, porém, é preciso ter cuidado para não rotular todas as crianças inquietas. Para um diagnóstico mais preciso, é importante contextualizar os sintomas com a história de vida da criança, pois não somente devem-se levar em conta as dificuldades escolares, é importante compreender como a criança se comporta em outros ambientes.

Os principais pontos que devem ser observados são:

Dificuldades em prestar atenção;

Manter a atenção prologada;

Parecer não prestar atenção quando alguém lhe dirige a palavra;

Dificuldades em seguir instruções;

Desorganização;

Dificilmente consegue acompanhar outras crianças no que diz respeito às atividades escolares;

Impaciência e se distrai facilmente;

Esses são alguns pontos que devem ser levados em consideração, mas não se devem ser trabalhados isoladamente, se faz necessário um acompanhamento mais aprofundado para melhor avaliação do quadro, como também a melhor forma de desenvolver na criança suas potencialidades.

Do:Blog São Domingos Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário