SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA FORMAÇÃO CONTINUADA EM BREJO E NO DISTRITO SÃO DOMINGOS

 Foi realizada nesta sexta-feira, 10 de agosto de 2018, em Brejo e no distrito de São Domingos, uma formação continuada para os professores de todos os níveis de ensino do município, que teve como tema “BNCC e Ensino: reflexões teóricas e práticas”. Os palestrantes foram os professores Vinícius Nicéas (FACHO) e Maria Sirleidy Cordeiro (UFPE/CAPES).
 A Base Nacional Comum Curricular teve sua implementação em 2018 e tem como objetivo apresentar e direcionar as competências e as habilidades que devem ser potencializadas no ensino. 
“A partir de uma compreensão de que o ensino contextualizado com as vivências e especificidades do município é essencial, a BNCC permite uma nova porta para a construção de uma educação mais relevante”, afirma o professor Vinícius.
 Relacionando as competências apontadas na BNCC com a perspectiva de ensino a partir de gêneros textuais, a elaboração de currículo, de estratégias didáticas e a mobilização de conhecimentos prévios irão integrar a prática pedagógica.
 “A perspectiva de ensino a partir de gêneros textuais ao passo que contextualiza o ensino, ao trazer práticas de linguagem que estão presentes no cotidiano dos alunos, possibilita a construção de conhecimentos diversos que um ensino tradicional não vem desenvolvendo", salienta a professora Maria Sirleidy.

A formação continuada, que foi vivenciada por mais de 500 pessoas, entre professores, gestores e coordenadores, ainda tratou de aspectos como a prática docente e os processos de avaliação. 

"Esse encontro foi de suma importância para fomentar a reflexão sobre o ensino e as práticas de nossos professores, buscando um aperfeiçoamento da nossa rede escolar", destaca a secretária de Educação, Esportes e Juventude de Brejo, Adriana Aguiar Marinho.






Do:Blog São Domingos Informa Fonte:Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário