SÍNDROME DE BURNOUT: O QUE É? QUAIS OS SINTOMAS? COM A PSICÓLOGA MONALYZA MACIEL

Graduada em psicologia pela Unifavip, a psicóloga Monalyza Maciel (CRP 02/12878) atua na área clínica com psicoterapia individuais e grupais.

 É um estado de estresse constante que gera um desgaste físico e emocional ao trabalhador, levando a um esgotamento extremo. As causas são variadas, pode-se destacar o estresse prolongado, a insatisfação pessoal e profissional, outros.

Existe três sintomas principais, que chamam a atenção para a possível síndrome, são eles: exaustão emocional (cansaço mental), despersonalização (percepção: sobre si alterada, irrealidade e apatia), realização pessoal (a pessoa não se sente realizada).

Inicialmente, os sintomas aparecem de forma leve, mas com o tempo a pessoa, ou quem convive diariamente com ela, vai se dando conta de que não se trata de um estresse comum. Devido a um estresse extremo, seja ele físico ou emocional, a pessoa se sente a todo tempo cansada, desmotivado e extremamente esgotado, gerando, assim, um desequilíbrio emocional que impacta de forma negativa na sua vida.

As profissões consideradas mais afetadas pela síndrome são:

- Profissionais de saúde de uma forma geral;

-Professores;

-Bombeiros;

-Atendentes de telemarketing;

-Policiais.

Vale ressaltar que a síndrome de burnout não está relacionada somente ao ambiente de trabalho, pode ser desenvolvida pela dupla jornada de atividades que a pessoa desenvolve, como, por exemplo, mulheres que são mães e donas de casas, justamente pelo acúmulo de tarefas. 

Pessoas que apresenta a síndrome de burnout tem maiores chances de se tornarem pessoas perfeccionistas, por serem exigidas demais em seus trabalhos, consequentemente, gerando uma cobrança exacerbada à si mesmo, vivendo em estado de alerta.

Do:Blog São Domingos Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário