TEMA: " TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE " COM A PSICÓLOGA MONALYZA MACIEL

Graduada em psicologia pela Unifavip, a psicóloga Monalyza Maciel (CRP 02/12878) atua na área clínica com psicoterapia individuais e grupais.

O transtorno de personalidade Borderline (TPB) refere-se a um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, afetando seriamente a vida da pessoa acometida, causando prejuízos significativos tanto ao indivíduo com TPB como às pessoas à sua volta. 

Prejudica a vida pessoal e social do indivíduo com o transtorno por apresentar episódios frequentes de descontrole afetivo e impulsividade, devido a uma acentuada variação em seu comportamento, considerados inadequados e incompreensíveis, principalmente para os familiares.

É necessário que a família compreenda os sintomas para saber lidar com os episódios de crises, sendo importante o apoio familiar para com os pacientes, sendo a melhor forma de contribuir com a qualidade de vida dos pacientes borderline.

De acordo com MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS (DSM - V), para se ter um diagnóstico preciso, o paciente necessita estar em acompanhamento e apresentar pelo menos cinco Critérios Diagnósticos, presentes no manual, diante da avaliação psiquiátrica. Que são: Esforço desesperado para evitar abandono seja ele real ou imaginário, perturbação da identidade, impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (gastos excessivos aparentemente sem necessidades, abuso de substância, compulsão alimentar), sentimento crônico de vazio e raiva intensa e inapropriada com dificuldades para controlar.

Do: Blog São Domingos Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário