A PSICOLOGIA E O OUTUBRO ROSA

Graduada em psicologia pela Unifavip, a psicóloga Monalyza Maciel (CRP 02/12878) atua na área clínica com psicoterapia individuais e grupais.

Sabemos que o câncer de mama compromete não somente a condição física, mas, também, a psicológica da paciente, por envolver questões emocionais, que diz respeito a sua autoestima, tendo em vista que as mamas têm uma simbolização corpórea da feminilidade.

É de extrema importância o suporte psicológico após o diagnóstico, juntamente com o apoio dos familiares, pois favorece tanto no processo de aceitação como de reabilitação da paciente.

Os impactos psicológicos e emocionais causados pelo diagnóstico de câncer de mama podem trazer grande repercussão na vida da paciente. Quando há o suporte adequado, consequentemente, haverá uma melhor compreensão dos medos e angústias vividas frente ao diagnóstico. Vale ressaltar que cada paciente vivencia de formas diferentes essa experiência.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, somente no território nacional, aproximadamente 52.000 mil casos foram registrados entre os anos de 2012 a 2018, por isso, é tão importante a prevenção; quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de tratamento e cura.

Principais sinais de alerta:

Inchaço nas mamas
Presença de nódulos
Dor seguida de sensibilidade
Vermelhidão
Alteração no formato da mama
Secreção entre outros.

Do:Blog São Domingos Informa


Nenhum comentário:

Postar um comentário