Graduada em psicologia pela Unifavip, a psicóloga Monalyza Maciel (CRP 02/21878) atua na área clínica com psicoterapia individuais e grupais.
É comum ouvir essa pergunta, num simples encontro com os amigos (as), no emprego ou com os próprios familiares, em organizações onde a cobrança é maior para dar conta da sobrecarga que a empregabilidade exige, envolvendo, também, atividades rotineiras, principalmente quando se assume um número maior de atividades diárias.
As causas do estresse podem ser originadas de situações do dia-a-dia, que estão relacionadas à situações que geram um nível de ansiedade, como Cobrança excessiva, perda do emprego, não ter tempo para lazer, perder tempo no trânsito com engarrafamentos, acúmulo de dívidas, desejo de aprovação social e baixa auto-estima.
São situações dessa ordem que podem desenvolver o estresse, provocando no organismo desconforto, tensão muscular e sensação de alerta, causando manifestações físicas como batimentos cardíacos acelerados, falta de ar, tremores, suor frio e irritabilidade, causando um desequilíbrio emocional.
Quando esses sintomas são mais intensos recomenda-se buscar tratamento, como a psicoterapia, que proporciona autoconhecimento, desenvolver estratégias para o controle do estresse; em casos mais graves, pode ser necessário o uso de ansiolíticos, medicação que pode ser prescrita pelo clínico ou médico psiquiatra.
Do:Blog São Domingos Informa
Nenhum comentário:
Postar um comentário