Graduada em psicologia pela Unifavip, a psicóloga Monalyza Maciel (CRP 02/21878) atua na área clínica com psicoterapia individuais e grupais.
Porque é tão importante desenvolver habilidades sociais na infância ?
Os principais contextos para desenvolver essas habilidades são aqueles em que a criança está inserida, como a família, escola e os grupos de amigos, onde se estabelecem as primeiras relações. A família, por ser o primeiro contato que a criança tem, a escola, por oferecer oportunidade de se relacionar com outras crianças, principalmente da mesma faixa etária, e a sociedade, por apresentar uma variedade de comportamentos, daí vem a importância de saber lidar com situações diversas.
Mas, afinal, o que são habilidade sociais?
Autocontrole: capacidade de saber reconhecer e expressar seus sentimentos, em outras palavras, é o reconhecimento das próprias emoções.
Civilidade: saber cumprimentar, saber dar e receber elogios, conseguir lidar com criticas.
Assertividade: capacidade de saber se adequar ao contexto ao qual está inserido.
Empatia: se colocar no lugar do outro.
Habilidades acadêmicas: solução de problemas, melhor rendimento escolar.
Se bem trabalhadas na infância, certamente será um adolescente/adulto mais habilidoso no que diz respeito às relações interpessoais, na forma de lidar com as frustações e adversidades, visando uma melhor qualidade de vida, dentro do aspecto biopsicossocial. Por isso, é fundamental desenvolver desde cedo tais habilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário