TEMA: '' PERÍODO DE ADAPTAÇÃO ESCOLAR '' COM A PSICÓLOGA MONALYZA MACIEL

Graduada em psicologia pela Unifavip, a psicóloga Monalyza Maciel (CRP 02/21878) atua na área clínica com psicoterapia individuais e grupais.


Está se dando início a um novo ano letivo e para algumas crianças o processo de adaptação escolar pode ser um pouco doloroso. Adaptação escolar, seja por mudar de escola ou até mesmo quando a criança é muito pequena, tanto pode ser um processo difícil para a criança quanto para alguns pais que vão pela primeira vez passar um maior período distante de seus pequenos.

Para que esse processo ocorra de forma menos traumática para a criança, é muito importante o papel dos pais e dos educadores nessa nova adaptação. É natural que a criança apresente comportamentos agressivos, choro ou birras, por conta da nova rotina, mas é fundamental que os pais sejam pacientes nesse processo, para o desenvolvimento da criança.

Alguns pais apresentam muita insegurança em relação à idade adequada para levar a criança para a escola. Para essa pergunta, a resposta é: quanto mais nova a criança, melhor, pois é fundamental para o desenvolvimento social dela. A escola ajuda nessa função de adaptação, mas é preciso que tanto a criança quanto os pais confiem na escola. Vale ressaltar a importância de conversar com a professora do seu filho (a).

Promover a adaptação escolar da criança é um trabalho conjunto entre escola e família, há crianças que passam por esse processo de forma tranquila, outras podem apresentar maior resistência. Por isso, ajuda muito quando os pais são participativos, essa adaptação vai ocorrer de forma sucessiva e vai variar de criança pra criança, mas é importante os pais não interromperem o processo e demostrar confiança para seu filho (a).

No período de adaptação, ocorrem dois processos simultâneos: o de adaptação e de novas construções, devido à mudança na rotina da criança, isso porque é tudo novo, por isso é importante o acolhimento dos professores juntamente com os pais. Uma dica muito valida é convidar a criança a arrumar a mochila, ir a escola com antecedência para que ela conheça o espaço onde irá passar a conviver com outras crianças.

Do:Blog São Domingos Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário