PSICÓLOGA MONALYZA MACIEL: ''QUAIS OS CUIDADOS VOCÊ TÊM TOMADO NESSE PERÍODO DE QUARENTENA?''

Graduada em psicologia pela Unifavip, a psicóloga Monalyza Maciel (CRP 02/21878) atua na área clínica com psicoterapia individuais e grupais.


Você tem tomado os cuidados necessários para garantir sua saúde e a saúde de sua família nesse momento tão delicado de pandemia?

Desde as ultimas semanas, estamos sendo bombardeados com várias informações sobre o Coronavírus (COVID-19), seja através dos telejornais ou redes sociais, ocasionando mudanças em nossa rotina. É normal que, em alguns momentos, apresentemos sintomas ansiosos, como preocupação, medo ou até mesmo desânimo, devido à situação atual, isso é parte dos efeitos do isolamento social.

Então como aproveitar esse tempo da melhor forma possível?

Procure fazer coisas que antes não fazia por falta de tempo, leia um livro, ouça uma musica de seu gosto, organize sua casa, assista a filmes e séries, mas, claro, procure realizar atividades que lhes dão prazer.

Evite o excesso de informações, pois ele gera adoecimento e quando sentir a necessidade de buscar notícias procure em fontes seguras e evite compartilhar informes e links de fontes não confiáveis, isso pode gerar crises de pânico. Devemos evitar, também, o vírus do desespero, esse momento exige de nós uma adaptação e mudança na nossa rotina. A situação atual é delicada, por isso precisamos nos adaptar para diminuir os efeitos causados devido ao isolamento.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o grupo de risco inclui pessoas com mais de sessenta anos e portadoras de doenças crônicas e autoimunes. É preciso, então, redobrar a atenção para esse grupo e seguir as orientações da OMS, para que possamos passar por esse episódio com menos danos possíveis.

Precisamos promover nossa saúde emocional para seguirmos juntos e vencermos essa quarentena, e assim voltarmos o mais rápido possível para as nossas atividades e convívio com aqueles que tanto amamos.

Do:Blog São Domingos Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário