Graduada em psicologia pela Unifavip, a psicóloga Monalyza Maciel (CRP 02/21878) atua na área clínica com psicoterapia individuais e grupais.
O assunto é delicado, mas precisa ser falado, na pauta de hoje vamos falar sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, infelizmente situações como essa ainda se repetem e na maioria das vezes permanecem em silêncio. A violência sexual pode trazer sérias consequências, como atrasos no desenvolvimento físico, emocional e social da criança.
Infelizmente a maioria dos casos de violência sexual ocorre dentro de casa, o que dificulta ainda mas a identificação, por se tratar de pessoas próximas à família ou até mesmo familiares, o medo faz a acriança sofrer em silêncio podendo causar danos psicológicos. Na maioria das vezes o agressor faz as vitimas se sentirem culpadas, a criança não tem ainda condições de elaborar a situação, por isso a dificuldade em revelar o que se passa.
O abuso é silencioso o pedido de ajuda também, dificilmente à criança vai revelar o que vive, por medo de seu agressor por isso precisamos conhecer para prevenir e assim romper o silêncio e não permitir que a infância seja roubada é preciso está atento a qualquer mudança brusca no comportamento da criança, isso pode ser um indicativo.
A maioria das vitimas de violência sexual, mesmo quando adultas tem receio em falar sobre o assunto por medo ou vergonha, por isso a sociedade de um modo geral não pode se calar, não se deve permitir que crianças e adolescentes tenham seus direitos violados.
Em casos de suspeita deve-se acionar o Conselho Tutelar que encaminhará o caso ao CREAS que é o órgão competente para assistir esse tipo de violação de direitos, como também é possível denunciar através do disque 100, aplicativo do governo federal proteja Brasil.
Do:Blog São Domingos Informa

Nenhum comentário:
Postar um comentário