Grêmio faz gol no fim, vence Ponte Preta e pode se garantir na Libertadores neste domingo

Com remotas chances de título, o Grêmio quase voltou a tropeçar no Campeonato Brasileiro. A equipe gaúcha recebeu a Ponte Preta no Estádio Olímpico, neste sábado, venceu por 1 a 0, com um gol de André Lima aos 45 minutos do segundo tempo, em partida válida pela 34ª rodada do Nacional. Com o triunfo, o time gaúcho encerrou uma sequência de empates na competição. Antes, havia ficado em um resultado igual diante de Botafogo, Fluminense, Coritiba e Bahia.

O resultado faz o clube tricolor chegar a 63 pontos somados, na terceira posição. Assim, mesmo que o São Paulo vença o Fluminense no domingo, os comandados de Vanderlei Luxemburgo não poderão cair para o quarto lugar e, de quebra, poderão garantir vaga na Libertadores no domingo. Caso o Inter seja derrotado, e Vasco e Botafogo empatem, o Grêmio se garantirá no torneio continental, a quatro rodadas do fim do Brasileiro. 

Vale lembrar que na Copa Sul-Americana, apenas o próprio time tricolor e o São Paulo tem chances de título entre os clubes brasileiros. O vencedor do torneio se classifica para a Libertadores.

Já a Ponte Preta, que vinha de duas vitórias (sobre Santos e Cruzeiro), estaciona nos 43 pontos e fica seis à frente do Bahia, o primeiro time na zona de rebaixamento. 

A equipe da casa conseguiu a vitória mesmo com um jogador a menos. Em uma partida com poucos momentos de emoção, a equipe tricolor ficou com dez em campo aos 26 minutos da etapa final, quando Júlio César fez falta dura em Rildo e recebeu o cartão vermelho.



Apesar da desvantagem numérica, os gaúchos chegaram à vitória com um gol aos 45 minutos do segundo tempo. Zé Roberto cobrou escanteio na área, e André Lima completou de cabeça para o fundo da rede. Os paulistas reclamaram de falta no goleiro Roberto no lance, mas o árbitro validou o tento.

Pela próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio receberá o São Paulo no Estádio Olímpico, no domingo, às 17h (de Brasília), em confronto direto pelas primeiras posições. No mesmo dia, a Ponte Preta jogará em casa, no Estádio Moisés Lucarelli, às 17h30.

O jogo ­ Com mais de 40 mil pessoas no Olímpico, o Grêmio tentou exercer pressão no início da partida. Aos dois minutos, Zé Roberto lançou Marcelo Moreno na cara do gol, mas Roberto deixou a meta, impediu a conclusão e mandou a escanteio. Parecia o início de uma grande pressão, mas o time tricolor só chegou com perigo mais uma única vez, aos 18, quando Leandro cruzou, e Moreno por pouco não concluiu para o gol.

De resto, só deu Ponte Preta no primeiro tempo. O time de Campinas marcou muito bem o Grêmio, correu poucos riscos e criou várias chances de perigo, e não apenas em contra-ataques. Aos 13, Cléber subiu mais que a defesa gaúcha em cobrança do escanteio e cabeceou por cima. Aos 19, em rápido contragolpe, Luan tocou para Roger, que chutou para defesa de Marcelo Grohe. No minuto seguinte, Naldo impediu chute de Wendel Santos dentro da área, salvando a equipe da casa.

Sentindo falta do dinamismo de Elano, o Grêmio insistiu demais pelo lado direito, mas não conseguia levar perigo. A Ponte, ao contrário, era bem mais incisiva. Aos 27, Nikão recebeu de Luan, puxou para a perna esquerda e chutou raspando o travessão. Aos 33, a zaga gremista saiu jogando mal e Roger entrou na cara do gol, mas o chute, de bico, saiu pela linha de fundo.

No finzinho, mais uma chegada do time paulista. Após ótimo contra-ataque da Ponte, João Paulo cruzou para Wendel Santos, que tentou pegar de primeira mas chutou errado. No lance, o lateral gremista Anderson Pico fraturou o dedo mínimo da mão esquerda, deixando o campo para a entrada de Júlio César.

Na etapa final, a Ponte Preta diminuiu um pouco o ímpeto, apostando mais nos contra-ataques, mas ainda marcava muito bem o Grêmio, que levou perigo aos 12, quando Zé Roberto cruzou, e Júlio César chegou batendo por cima. A seguir, atendendo a apelos da torcida, Vanderlei Luxemburgo colocou Elano, tirando de campo o volante Fernando.

Com uma formação mais ofensiva, o Grêmio passou a ocupar cada vez mais o campo adversário. Aos 21, em cobrança de escanteio, o zagueiro Cléber tentou cortar e quase fez gol contra. Com André Lima no lugar de Leandro, a bola aérea cada vez mais virava uma opção. Aos 26, porém, Luxa perdeu Júlio César, expulso, por matar contra-ataque puxado por Rildo com uma entrada violenta.

No final o jogo ficou franco. Aos 42, após uma sequência de escanteios, Elano cruzou e o goleiro Roberto tirou na hora que Marcelo Moreno chegava para marcar. No contra-ataque puxado por Marcinho, Rildo concluiu para defesa de Marcelo Grohe no chão. Aos 45, a insistência gremista deu resultado: Zé Roberto cobrou escanteio fechado no primeiro pau, André Lima ganhou do goleiro por cima e fez 1 a 0, para explosão dos 40.760 torcedores no Olímpico.

FICHA TÉCNICA GRÊMIO 1 x 0 PONTE PRETALocal: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS) 

Data: 3 de novembro de 2012, sábado 

Horário: 19h30 (de Brasília) 

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO) 

Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ) e Fabiano da Silva Ramires (ES) 

Público: 40.760 (21.833 pagantes) 

Renda: R$ 577.215,00

Cartões amarelos: Werley e Marco Antônio (Grêmio); Luan e Renê Júnior (Ponte Preta) 

Cartão vermelho: Júlio César (Grêmio) 

Gol: GRÊMIO: André Lima, aos 45 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Naldo, Werley e Anderson Pico (Júlio César); Fernando (Elano), Souza, Marco Antônio e Zé Roberto; Leandro (André Lima) e Marcelo Moreno. 

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

PONTE PRETA: Roberto; Tiago Alves, Cléber, Ferron e João Paulo; Baraka, Wendel Santos, Renê Júnior e Nikão (Marcinho); Luan (Rildo) e Roger (Giancarlo). 

Técnico: Guto Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário