PSICÓLOGA MONALYZA MACIEL FALA SOBRE AGORAFOBIA, VOCÊ SABE O QUE É?

Graduada em psicologia pela Unifavip, a psicóloga Monalyza Maciel (CRP 02/21878) atua na área clínica com psicoterapia individuais e grupais.

Agorafobia se trata de um tipo de ansiedade intensa, relacionada a estar em lugares ou situações nas quais a fuga parece ser dificil, estando associado ao transtorno de pânico, justamente por apresentar um medo intenso ou ansiedade maior.

Por exemplo: medo de pegar um ônibus lotado, trens, navios, avião, entrar em elevadores, ficar em lugares apertados ou fechados, etc.

A pessoa teme uma nova crise nesses ambientes, o medo de não conseguir ajuda ou escapar da situação, passando a evitar esses locais justamente pelo medo de ter um novo ataque e não encontrar uma rota de fuga.

Por esses medos serem tão acentuados, a pessoa passa a evitar determinados ambientes e situações devido os pensamentos de não conseguir encontrar saída ou um auxílio, caso necessite, como uma forma de evitar constrangimentos, podendo desenvolver, também, prejuízos nas relações sociais.

Em casos mais graves, os pacientes podem ficar completamente restritos em suas casas, tornando-se dependentes de seus familiares, aumentando, assim, sua dependência e incapacidade de sair sozinho. Por apresentarem esses comportamentos restritivos, necessitam de um acompanhamento psicológico e para os casos mais graves, há também a necessidade da intervenção medicamentosa.

Do:Blog São Domingos Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário